Oficinas da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos estimulam criatividade nos negócios

Promovido pelo Sebrae, evento acontecerá no Espaço Cultural, em João Pessoa, de 25 a 28 deste mês

Moda, artesanato, design, tecnologia. Temas que se entrelaçam na programação de oficinas da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (Fincc), que acontece entre os dias 25 e 28 deste mês, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Serão 12 oficinas, sendo três por dia, com duas horas de duração, cada – sempre das 14h às 20h.

No dia 25 (quarta-feira), as oficinas criativas começam às 14h, com o tema “Cerâmica”, com a instrutora Gina Dantas, artesã que iniciou suas pesquisas em cerâmica em 1984, na cooperativa do Kibutz Bror Chail (Israel) e já participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Às 16h, será a vez da oficina “Instagram para Negócios de Moda”, com Elyenai Fernandes, mestre em artes visuais pela UFPB/UFPE, vencedor do concurso Novos Talentos – Dragão Fashion 2017 e monitor de moulage (modelagem tridimensional). A última oficina do dia será “Diversidade e Empatia”, com Marcela Fujiy, cofundadora da Be.labs, primeira aceleradora de ideias e negócios de mulheres, no Brasil.

Na quinta-feira (26), haverá a oficina “Estimulação Efetiva do Cérebro Criativo”, com Jorge Gomez Alves, diretor da Winn Innovation (México), das 14h às 16h. Depois, “Economia Criativa na Era Digital”, com Carla Costa, gestora de projetos e parcerias há mais de 10 anos. A programação desse dia se encerra com a “Oficina Criativa para engajar no Mundo da Moda”, das 18h às 20h, sob a responsabilidade de Gabriela Maroja. Proprietária e diretora pedagógica da Livre Escola Criativa, ela ministra aulas e palestras em diversas instituições e eventos principalmente sobre economia criativa, consumo sustentável, novos negócios e produção styling de moda.

As oficinas do dia 27 (sexta) começam com “O mundo do + ‘O valor do Design’”, com Federico Hess-Váldes, diretor regional de design no Tecnológico de Monterrey Campus Puebla (México), às 14h. Logo depois, às 16h, será a vez da oficina criativa “Planejamento Estratégico para Negócios de Moda”, com Luziane Lima, responsável por diversos projetos na área de moda, entre eles o Moda Empreendedora, que há cinco anos produz conteúdo para empreendedores do segmento de moda e oferece consultoria online. As oficinas do dia serão fechadas com “Mapeamento e Investimento de Recursos 4D para Negócios Criativos”, com Patrízia Bittencourt Pereira, consultora, fluxonomista e professora de inovação e novas economias.

O último dia de oficinas (28) começa às 14h, com “Casa d’A Outra: modos de criação, produção e gestão cultural colaborativos a partir da transformação de casas em espaços culturais”, com Luiz Antônio Pereira de Sena Júnior, artista, produtor e gestor cultural na Bahia. Das 16h às 18h, a oficina criativa será “Pith 4D: Apresente e venda seu produto criativo”, com a consultora Patrízia Bittencourt. A última oficina será “Inovação Artesanal – O processo de inovar artesanalmente”, com Romero Sousa, professor de artes e de direção de arte e desenvolvedor de projetos como Fashiontech, Célula de Criação, revista Damoda e Moda na Praça.

Promoção – As oficinas criativas estão à venda na loja virtual do Sebrae Paraíba, por R$ 50,00 (o dia) ou R$ 150,00 (os quatro dias de feira). A Fincc é uma realização do Sebrae Paraíba, em parceria com escritórios regionais do Sebrae, o Governo da Paraíba e a Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Serviço:

Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos

Data: 25 a 28 de setembro de 2019

Horário: das 14h às 21h

Local: Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa