Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos fomentará novas economias na PB

Promovido pelo Sebrae, evento acontecerá no Espaço Cultural, de 25 a 28 de outubro, em João Pessoa.

Qual o melhor caminho para oferecer um produto ou serviço com um valor agregado que o diferencie dos demais?

Muitos empresários e empreendedores têm se debruçado sobre essa pergunta. Para ajudá-los a respondê-la, o Sebrae Paraíba promove a Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (Fincc 2019), entre os dias 25 e 28 de setembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

O objetivo é promover a comercialização e a abertura de novos mercados, com oportunidade de networking nacional e internacional e estímulo a negócios inseridos nos segmentos da economia criativa.

A feira vai contar com espaços para exposição e vendas de produtos relacionados a esses segmentos, como artesanato e arte popular, artes visuais, audiovisual/cinema, design, música, gastronomia, teatro, literatura, websites, arquitetura, moda, museus, comunicação e startups.
Além disso, o evento terá a presença de profissionais do Nordeste e de outras regiões do país, como também do exterior, para discutir o futuro dos negócios criativos e apresentar as principais tendências do setor.
O networking, por sua vez, será promovido durante os Coquetéis de Networking, que deverão aproximar profissionais de áreas afins, e o Pitch com Café, no qual os empreendedores poderão apresentar, durante cinco minutos, seus produtos para investidores, patrocinadores e aceleradoras.
Paralelamente, também serão realizadas palestras técnicas, oficinas criativas, mentoria de negócios, caravanas empresariais e rodadas de negócios.

O evento é uma realização do Sebrae Paraíba em parceria com escritórios regionais do Sebrae, do Governo da Paraíba.
Novas oportunidades – De acordo com Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba, o Brasil está entre os maiores produtores de criatividade do mundo, superando a Espanha, a Itália e a Holanda. “Mas ainda temos um longo caminho a percorrer rumo às novas economias. Esse processo só ficará mais acessível e mais rápido à medida que as empresas se capacitarem e aproveitarem formas diferentes de fazer negócios”, disse.

É nesse ponto que a Fincc 2019 torna-se uma oportunidade imperdível, como defende a gestora. “A nossa proposta é promover, qualificar e propiciar negócios entre expositores e compradores, assim como projetar e posicionar a cidade de João Pessoa como polo de escoamento da produção criativa da Paraíba e do Nordeste brasileiro”, salientou. Segundo ela, o evento também pretende criar laços de cooperação e intercâmbio com cada uma das cidades criativas do artesanato, do design, da música e do audiovisual, no intuito de aumentar a demanda e, consequentemente, levar mais trabalho e renda para os artistas e produtores locais.

A Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos terá: rodadas de negócios; estandes para expor e comercializar produtos e serviços criativos; Coquetéis de Networking, para aproximar profissionais de uma mesma área, estreitar relacionamentos e fechar negócios; Pitch com Café, outro ambiente de networking para empreendedores que queiram apresentar seus projetos de negócios a investidores, compradores e patrocinadores, apresentação de showcases para promover e comercializar produtos ou serviços criativos (serão 24 durante o evento, ou seja, seis por dia); e um espaço para atrações culturais, destinado aos artistas e profissionais que queiram dar visibilidade ao seu talento empreendedor e criativo.

De acordo com a Secretaria de Economia Criativa / Ministerio da Cidadania, os setores criativos compreendem: Patrimônios (material, imaterial, arquivos e museus); Expressões Culturais (artesanato, culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, artes visual e digital); Espetáculos Artísticos (dança, música, circo e teatro); Audiovisual e Literatura (cinema, vídeo, publicações e mídias impressas); e Criações Culturais e Funcionais (moda, design e arquitetura). Todos esses segmentos estarão na Fincc 2019.

Serviço:
Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos
Data: 25 a 28 de setembro de 2019
Horário: das 14h às 21h
Local: Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

Fonte: Vivass – Assessoria e Comunicação